Título: Demanda só aumenta
Autor: Álvares, Débora
Fonte: Correio Braziliense, 12/05/2011, Brasil, p. 12

Não bastassem as dificuldades enfrentadas por quem precisa de atendimento público para o tratamento do câncer, a quantidade de pessoas diagnosticadas com a doença deve aumentar, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A previsão é de que 500 mil pessoas recebam esse diagnóstico neste ano, o que indica um aumento em relação a 2010, quando 489 mil casos foram previstos. Segundo o órgão, a aceleração seria reflexo de uma tendência mundial, mas passou a ser registrada mais recentemente no Brasil devido ao envelhecimento da população e aos avanços no tratamento de doenças infecciosas, antigas causas mais frequentes de morte.

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Peliz, entre esses 500 mil novos diagnósticos de câncer, 7 mil são de criança, 240 só no Distrito Federal. Ela destaca a qualidade da equipe de oncologia do DF, mas critica a infraestrutura hospitalar. ¿O índice de cura aqui fica em torno de 70% e está dentro do padrão internacional. Mas, para nos igualarmos a Curitiba, a São Paulo e ao Rio de Janeiro, ainda precisamos de transplante de medula óssea¿, diz.

A fim de tentar amenizar uma parte dos problemas referentes ao tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde ¿ que entre 2000 e 2007 aumentou em 20% os investimentos no atendimento a pacientes, passando a gastar cerca de R$ 1,4 bilhão ¿ iniciou neste mês uma auditoria nos mamógrafos da rede pública. Atualmente, o SUS mantém 1.645 aparelhos, dos quais 50,87% têm operado abaixo da capacidade de realização de exames. (DA)

500 mil Previsão da quantidade de casos de câncer que serão diagnosticados até o fim deste ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer