Título: Contra desperdícios
Autor: Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 12/05/2011, Economia, p. 18

O governo oficializou a intenção de buscar na experiência empresarial soluções para reduzir a ineficiência e os desperdícios. A presidente Dilma Rousseff instalou ontem a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, formada por quatro ministros e quatro empresários, com o objetivo de aprimorar a administração, reforçar a transparência e adotar metas para alcançar resultados concretos.

Ela chamou os representantes da sociedade civil ¿ Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e coordenador do novo órgão; Abílio Diniz, dono do Grupo Pão de Açúcar; Antônio Maciel Neto, presidente da Suzano Papel e Celulose; e Henri Phillipe Reichtsul, ex-presidente da Petrobras e sócio-diretor da SRL Empreendimentos ¿ de ¿craques¿ e ¿campeões¿ da iniciativa privada.

A presidente disse esperar que o grupo proponha medidas para melhorar os serviços prestados ao público e a criação de um ambiente favorável ao relacionamento entre governo e empresas. ¿Essa relação não pode ser conflitante ou de oposição¿, sublinhou.

Com a promessa de investir em gestão e de ¿transformar o Estado¿, tornando-o ¿meritocrático e profissional¿, Dilma ressaltou que essa é pré-condição para o Brasil dar um salto no desenvolvimento. Ela acrescentou que, além dos ministros da câmara ¿ Antonio Palocci (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) ¿ , vai acompanhar pessoalmente os trabalhos e cobrar apoio de todo o governo. (SR)