Título: Emplacamento cai 5%
Autor: Monteiro, Fábio
Fonte: Correio Braziliense, 12/05/2011, Economia, p. 20

As vendas de veículos começaram a diminuir após as mudanças nas regras de financiamento determinadas pelo Banco Central, em dezembro de 2010, que passou a exigir mais capital das instituições financeiras para fazer frente a operações superiores a 36 meses. Os emplacamentos de veículos nos primeiros nove dias de maio recuaram 5%, na comparação com igual período em abril. A desaceleração foi a mais intensa desde 2009, auge da crise internacional.

Dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) mostram que, somente no primeiro trimestre, a aquisição de carros por meio de leasing (arrendamento) despencou 9,8%. O desânimo só não foi maior porque o crédito direto ao consumidor (CDC) que cresceu 6,4. Para a Anef, a desaceleração nos emplacamentos e a variação das categorias de financiamento mostram que as medidas macroprudenciais do governo estão surtindo efeito. ¿Os impactos ainda serão ampliados nos próximos meses¿, disse o presidente da Anef, Décio Carbonari.

Carestia Enquanto os consumidores buscam o parcelamento mais longo possível para seus veículos, os juros não param de subir. Conforme apurou a Anef, a taxa média praticada pelas financeiras e operadoras de crédito associadas à instituição atingiu 1,57% ao mês no primeiro trimestre ou 20,56% no ano. Em 2010, os juros acumulado em 12 meses chegavam a 18,16% anuais. O crédito para a aquisição de veículos representou 10,9% do total disponível no Sistema Financeiro Nacional, representando 5,1% do Produto Interno Bruto. (FM)