Título: Tema cai na rede
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 12/05/2011, Cidades, p. 36

As fotos de dois casais homossexuais publicadas ontem na capa do Correio chamaram a atenção dos brasilienses, que se manifestaram na internet. A primeira foto estampa um beijo de Sérgio Nascimento e Evaldo Amorim, que estão juntos há cinco anos e querem formalizar a união. Já a segunda mostra um abraço entre Renata Barcelos e Franciely Andrade.

No correiobraziliense.com.br, centenas de internautas comentaram a edição. A reportagem gerou 10% do total de páginas visitadas diariamente pelos leitores que acessam a versão eletrônica do Correio. O site Newseum tem uma área (newseum.org/todaysfrontpages) que registra todas as capas dos veículos impressos mais importantes no mundo. Até as 19h, a capa do Correio Braziliense teve 1.714 visualizações. As opiniões ficaram divididas entre aqueles que apoiam ou não a decisão do STF (leia comentários nas páginas 36, 37 e 38).

A discussão também invadiu o Twitter. A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) publicou em sua página no twitter o link da matéria, da capa do jornal e ainda elogiou a iniciativa: ¿...a afetividade LGBT não pode e nem deve mais ser tratada como coisa subterrânea ou marginal. Parabéns ao @cbonlinedf.¿, tuitou ela. Várias pessoas parabenizaram a publicação das fotos na capa: ¿Parabéns pela capa. Mostrou que o jornalismo deve sempre buscar surpreender os leitores!¿, tuitou Filipe Matoso. A equipe do site Homofobia Não fez uma campanha pedindo que os mais de 10 mil seguidores na rede social retuitassem o link da capa.