Título: Relator no ataque
Autor: Iunes, Ivan
Fonte: Correio Braziliense, 13/05/2011, Política, p. 2
O deputado Aldo Rebelo (foto) assumiu, há um bom tempo, estar de um lado só. No momento mais decisivo das negociações com o governo, para definir o texto final do novo Código Florestal, Aldo jantou com as principais lideranças ruralistas. Foram os mesmos deputados que, poucos dias depois, compareceram ao gabinete do relator ¿ e lá permaneceram por meia hora ¿ para opinar sobre alterações no texto, também numa circunstância decisiva do acordo, até agora frustrado, com o governo. Aldo está fechado com os ruralistas, e não esconde isso.
Na noite de quarta-feira, quando o novo Código Florestal estava prestes a ser votado, o deputado fez um dos ataques mais duros aos ambientalistas, especificamente à figura que mais representa as causas ambientais. ¿Marina Silva postou no seu Twitter que eu fraudei o texto. Quem fraudou contrabando de madeira foi o marido de Marina.¿
A ex-senadora estava no plenário, a poucos metros de Aldo, e ouviu raivosamente as palavras do relator. A posição do deputado azedou de vez a relação com as entidades ambientalistas, tão atacadas por ele, principalmente as internacionais, como o Greenpeace e a WWF. O ataque de Aldo foi ovacionado pelos ruralistas. Os mesmos que prometem radicalizar a defesa do novo código.