Título: Pontos para Dilma
Autor: Tranches, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 13/05/2011, Mundo, p. 15
No perfil traçado pelo relatório da Anistia Internacional para 2011, o Brasil ainda apresenta muitas comunidades em situação de pobreza, que continuam a enfrentar abusos dos direitos humanos, como despejos forçados e falta de acesso a serviços básicos. O organismo internacional, que em breve abrirá uma sede no país, relatou em seu estudo, apesar de algumas cidades terem registrado redução na taxa de homicídios, o índice de violência criminal e policial permaneceu elevado nas favelas, em 2010, agravando ainda mais a situação de desigualdade.
O relatório destaca que centenas de pessoas morreram e dezenas de milhares ficaram desabrigadas em consequência das inundações que atingiram os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco, no primeiro semestre do ano passado. Outras comunidades tiveram de enfrentar ameaças de despejo em função dos projetos de infraestrutura planejados para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.
Em entrevista ao Correio, e especialista da AI em Brasil, Patrick Wilcken, apontou que houve aspectos positivos no início da administração Dilma Rousseff, principalmente a mudança de postura com relação ao Irã ¿ o governo brasileiro passou a condenar as violações de direitos humanos na República Islâmica. Mas o analista disse estar preocupado com relação à usina de Belo Monte. Para ele, o Brasil tem uma postura ¿agressiva¿ contra a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), que pediu a suspensão do projeto para que se faça uma consulta sobre os impactos da hidrelétrica para as comunidades indígenas.