Título: Grécia pode ser afetada
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/05/2011, Mundo, p. 13

Horas depois da detenção de Dominique Strauss-Kahn, o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou, ontem à tarde, que John Lipsky assumirá o posto de diretor-geral da instituição. %u201CEm linha com os procedimentos do FMI, John Lipsky, primeiro vice-diretor-gerente, está assumindo o posto enquanto o diretor-gerente não está em Washington%u201D, disse o porta-voz do fundo, William Murray, em comunicado. A medida pode ter impactos principalmente na economia europeia.

O escândalo ocorrido em Nova York deve prejudicar a economia da Grécia. Isso porque o episódio deve causar atrasos no plano de ajuda da União Europeia e do FMI ao país. Strauss-Kahn se encontraria ontem com a chanceler alemã, Angela Merkel, e participaria de encontro de ministros de Finanças da zona do euro em Bruxelas na segunda-feira para discutir a crise de dívida soberana na região e como lidar com o pacote de socorro à Grécia, já que o país tem dificuldade de atingir metas estabelecidas.

%u201CIsso pode definitivamente causar alguns atrasos a curto prazo%u201D, disse uma fonte do governo grego à agência Reuters. A mesma fonte, no entanto, disse que não haverá mudanças na implementação da reforma fiscal no país. %u201CA Grécia continuará a implementar seu programa (fiscal).%u201D