Título: Choque para segurar popularidade
Autor: Ribas, Silvio
Fonte: Correio Braziliense, 15/05/2011, Economia, p. 12

Ainda beneficiada por um amplo apoio popular ¿ 56% de aprovação pelo Ibope e 47% pelo Datafolha ¿, a presidente Dilma Rousseff não poupou energia para lançar, na última quarta-feira, a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, com o intuito de dar maior eficiência e produtividade à máquina pública. No Palácio do Planalto, por sinal, já se diz que o primeiro alvo do prometido choque de gestão será a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), alvo constante de denúncias de desvios de recursos públicos.

A torcida é para que a melhora da gestão e o fim da paralisia da atual administração deem resultados rápidos, antes de as pesquisas começarem a espelhar descontentamento com Dilma. A meta é investir pesado em treinamento de servidores e na digitalização de processos, a exemplo de experiências na Receita Federal, Previdência Social e governos estaduais. Outros bônus viriam do estímulo à concorrência entre fornecedores e à exploração de escalas do governo, maior comprador de serviços e produtos do país.

Jorge Gerdau, coordenador da câmara, segundo definição da presidente Dilma, avisa que a melhora da performance da administração federal vai requer ¿tecnologias de gestão¿, ou seja, mais informatização e adoção de planos de metas em todos os departamentos e empresas da União. Sua principal inspiração vem da metodologia do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), difundida em governos estaduais pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), fundado pelo empresário.

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau diz que seu ¿sonho de tornar o país desenvolvido e socialmente justo¿ requer um esforço generalizado por mais competitividade. ¿Um programa desses, sem liderança, não vai. Essa liderança forte da presidente Dilma, com vocação gerencial, tem de se repetir nos ministérios, nos departamentos e nas empresas do governo¿, destaca. Ele adianta que, embora o combate à corrupção não esteja entre as missões do seu time, a conquista de um funcionamento transparente do governo ajuda a coibir os malfeitos.(SR)