Título: Aliados discutem mudanças
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 17/05/2011, Política, p. 5

São Paulo ¿ O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu ontem, a quatro partidos da base aliada do governo de Dilma Rousseff, que os deputados votem de forma uniforme a proposta da reforma política que tramita no Congresso. O encontro durou cerca de três horas, ocorreu em um dos mais luxuosos hotéis de São Paulo e reuniu, além de Lula, os presidentes do PT, Rui Falcão; do PCdoB, Renato Rabelo; e o deputado Brizola Neto (RJ), representando o PDT. Na semana que vem, haverá uma nova reunião para costurar mais propostas. Também foi decidido que será apresentado ao Congresso um documento conjunto com as proposições das legendas, incluindo sugestões da sociedade civil.

Segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão, os representantes dos partidos defenderam o sistema de voto proporcional, a manutenção do voto obrigatório, a fidelidade partidária e o financiamento público das campanhas, ponto que ¿servirá para o controle das campanhas e terá um sentido democrático mais forte, que leva a disputa a um nível de igualdade política maior¿.

Também foi debatida a possibilidade de sincronizar as eleições municipais, estaduais e federais. A ideia, apresentada pelo governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, recebeu a simpatia dos presentes, inclusive de Lula. ¿Vamos seguir debatendo, porque essa ideia carece de amadurecimento dentro de alguns partidos. Acho que seria até econômico para os cofres públicos a coincidência das eleições¿, defendeu Campos.

Para os dirigentes, a união entre as quatro legendas em torno da proposta de reforma política já é um avanço e pode ajudar a pressionar o Congresso a colocar o tema em votação ainda neste ano. ¿Esse tipo de reunião não existia, mas agora vamos realizá-las periodicamente¿, salientou Renato Rabelo, do PCdoB.

Após o evento, Lula deixou o hotel sem dar entrevistas, embora estivesse programada uma coletiva com jornalistas. Uma nota divulgada pela sua assessoria de imprensa limitou-se a informar que o objetivo da reunião foi apenas ¿iniciar um diálogo com todos os partidos sobre o tema¿.