Título: Artimanha investigada
Autor: Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 17/05/2011, Economia, p. 14

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) abriu investigação formal sobre a entrada em território nacional de produtos da China com origem creditada a terceiros países. A suspeita é de que o país asiático use o nome de outros Estados para burlar sobretaxas às importações de cobertores de fibras sintéticas impostas pelo Brasil em razão de práticas desleais. Em comunicado publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU), o Departamento de Defesa Comercial do Mdic informou que há indícios claros da artimanha conhecida por triangulação. Com isso, o órgão passará a fiscalizar a entrada de produtos semelhantes vindos do Uruguai e do Paraguai.

Também serão examinadas as importações de partes de mercadorias para posterior montagem no Brasil, dentro do drible das triangulações. ¿Todo dia ocorrem problemas com as exportações chinesas. Precisamos adotar novas posturas, sobretudo quando se percebe uma aceleração dos negócios e investimentos diretos de ambos os lados¿, comentou o ministro Fernando Pimentel.

Cooperação Para acelerar a solução de controvérsias desse tipo e evitar retaliações, ele sugeriu ontem ao ministro de Comércio da China, Chen Deming, em reunião no Itamaraty, a criação de um grupo técnico bilateral para troca constante de informações. A nova estrutura de cooperação deverá ser instalada em junho. Pimentel deverá se reunir nos próximos dias com uma equipe monitoramento das importações, formada por servidores da Receita Federal e do próprio Mdic. ¿Acreditamos que as conversas que tivemos, particularmente com o ministro Deming, foram bastante produtivas e vão garantir a nova etapa de expansão do comércio brasileiro¿, acrescentou. (SR)