Título: Pan teve gasto bilionário
Autor: Taffner, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 17/05/2011, Cidades, p. 28

Os Jogos Pan-Americanos do Rio ocorreram entre 12 e 29 de julho de 2007. Nesse período, a cidade recebeu 5.633 atletas de 42 países. A escolha da sede foi anunciada, oficialmente, cinco anos antes. Para organizar os 17 dias de competição, foi criada em 2002 uma entidade civil nos moldes de uma sociedade de propósito específico, o Co-Rio, presidido por Carlos Arthur Nuzman ¿ presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)¿, e composto por representantes dos governos federal e do Estado do Rio de Janeiro, da prefeitura do município e de federações esportivas.

As competições, divididas em 47 modalidades, ocorreram em 16 locais espalhados em quatro regiões: Barra, Deodoro, Maracanã e Pão de Açúcar. Essas zonas ficaram a uma distância máxima de 25km da Vila Pan-Americana, instalada na Barra da Tijuca. Todos os locais existentes passaram por reformas para melhorias e modernização e cerca de um terço da estrutura foi construída para o evento. Os gastos totais estimados para a realização dos jogos foram de R$ 3,7 bilhões.

O TCU chegou a condenar integrantes do Ministério do Esporte a pagar R$ 2,7 milhões ao Tesouro Nacional devido a superfaturamento nas obras da Vila, como na instalação de ar-condicionado, na montagem de cadeiras e na colocação de persianas. Além disso, os auditores apontaram irregularidades no aluguel de mobiliário. No entanto, o tribunal arquivou o processo e aceitou os argumentos do ministério. Segundo o relator do caso, ministro Walton Alencar Rodrigues, houve ¿circunstâncias excepcionais¿ que exigiram a adoção de medidas que garantissem a realização dos jogos. (RT)