Título: Cobrança do casamento civil
Autor: Álvares, Débora ; Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 18/05/2011, Política, p. 2

Enquanto os parlamentares se articulavam para alterar a lei que criminaliza a homofobia, diversas camadas da sociedade civil se mobilizaram e destacaram as reivindicações da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). O tema central do 8º Seminário LGBT, que ganhou vez na primeira mesa de debates, foi o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

¿Somos cidadãos aleijados de direitos pela privação ao casamento civil. Queremos acesso, porque o direito é público e a fé, privada. Não queremos ofender a fé de ninguém¿, destacou o deputado Jean Wyllys (PSol-RJ), autor de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ainda não inscrita na Câmara dos Deputados por falta de assinaturas de parlamentares ¿ das 171 necessárias, 75 foram formalizadas até agora.

Apesar disso, a movimentação maior, durante o evento, tratou da criminalização da homofobia. Entre os presentes, Angélica Ivo, mãe de Alexandre, que aos 14 anos teve a vida tirada pelo preconceito. ¿Não sei se meu filho já tinha feito a escolha sexual dele, porque era novo, mas andava com coleguinhas assumidamente homossexuais¿, ressaltou. Durante a terceira mesa de debates, Angélica emocionou os presentes ao apresentar um vídeo contando a vida do jovem, que sofreu agressões por três horas antes de morrer, segundo relato da mãe.

Márcio Marins, integrante do Conselho Nacional de Segurança Pública, afirmou que o Brasil é o país que mais mata homossexuais no mundo. ¿As denúncias de violência contra LGBT têm aumentado por conta dos avanços em alguns estados. A comunidade tem se sentido confiante¿. Segundo ele, houve o registro, em 2010, de 250 homicídios motivados por orientação sexual ¿ número maior que em 2009, quando foram notificados 168 casos.

Paciência histórica Apoiadora do movimento LGBT, Preta Gil integrou a primeira mesa de debates. ¿Meu marido está me vendo em casa, mas declaro aqui que sou bissexual, com orgulho¿, afirmou a cantora, aplaudida de pé. O presidente da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, participou acompanhado do companheiro, David Harrad, com o qual registrou a união estável, reconhecida no início do mês pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após 21 anos juntos. ¿Já evoluímos muito. Temos que ter paciência histórica¿, disse. (DA e JJ)