Título: Mais um desafio
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 18/05/2011, Cidades, p. 19

Depois da derrota no plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), os promotores de Justiça Leonardo Bandarra e Deborah Guerner têm um novo desafio na sessão de amanhã do Conselho Especial do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Os desembargadores federais vão julgar o recebimento de duas denúncias ajuizadas pelo procurador regional da República Ronaldo Albo contra ambos por envolvimento em crimes que resultaram ontem na pena de demissão. Estão na pauta as ações penais por extorsão ao ex-governador José Roberto Arruda e vazamento de informações da Operação Megabyte para Durval Barbosa.

Numa das denúncias, a de extorsão, Durval também está entre os acusados, além de Marcelo Carvalho, ex-presidente do Grupo Paulo Octávio, que levou Deborah Guerner à residência oficial de Águas Claras para a conversa com Arruda. No encontro, Deborah teria exigido R$ 2 milhões em troca de não divulgar o vídeo em que o ex-governador aparece recebendo dinheiro do delator da Caixa de Pandora. Ex-assessora do GDF, Cláudia Marques, que apresentou Durval a Deborah, também é alvo da ação penal, além do marido da promotora, Jorge Guerner.

Denunciados No processo relacionado à Operação Megabyte, Bandarra, Deborah, Jorge Guerner e Cláudia Marques foram denunciados. Eles poderão responder também por formação de quadrilha. Para que os processos penais sejam abertos, pelo menos oito desembargadores federais deverão considerar que há indícios mínimos de participação dos denunciados nos crimes descritos pelo Ministério Público Federal. Há duas semanas, o Conselho Especial do TRF decidiu, por oito votos a quatro, aceitar a denúncia do procurador Ronaldo Albo contra Bandarra e o promotor Nísio Tostes, por terem supostamente interferido no trabalho do promotor Mauro Faria de Lima, quando ele se preparava para apresentar uma ação penal contra o então comandante-geral da Polícia Militar do DF, Antônio Cerqueira, há dois anos. (AMC)