Título: Feira espera 60 mil pessoas
Autor: Branco, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 18/05/2011, Cidades, p. 29
Os produtores rurais do Distrito Federal têm novidades de sobra para conferir nos próximos quatro dias. Começou ontem e vai até sábado a Agrobrasília 2011. Principal feira de negócios rurais do Centro-Oeste, o evento está em sua quarta edição.
Este ano, é esperada a movimentação de R$ 150 milhões em negócios e a circulação de 60 mil visitantes pelo espaço do encontro. Máquinas de irrigação, tratores, colheitadeiras e outros esquipamentos estarão à venda. Tecnologias agrícolas de plantio, insumos e as últimas pesquisas relacionadas ao ramo também serão expostos. Haverá palestras gratuitas sobre vários temas. Um total de 310 expositores montaram estandes no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Programa de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF), onde ocorre o encontro.
Ronaldo Triacca, coordenador-geral da feira e produtor rural da região do PAD-DF, explica que a Agrobrasília iguala-se, em dimensões, à do município de Rio Verde (GO). Entretanto, como acontece perto de Brasília ¿ o Parque Ivaldo Cenci fica a aproximadamente 60km da capital federal ¿, ela ganha um destaque adicional. ¿São as duas grandes feiras do Centro-Oeste, mas a do Distrito Federal tem um diferencial pela importância política da cidade. A proximidade com embaixadas é uma ferramenta para que o governo federal mostre seu agronegócio para o mundo todo¿, explica ele, que também é técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
Promovida pela Emater, Secretaria de Agricultura e Cooperativa de Produtores do Programa de Assentamento Dirigido do DF (Coopa-DF), a Agrobrasília tem os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como expositores, o que torna o evento uma vitrine das técnicas agrícolas desenvolvidas pelo Brasil.
No ano passado, líderes africanos visitaram em bloco os estandes, interessados principalmente no sistema de irrigação desenvolvido para o Cerrado, bioma semelhante à savana daquele continente. Este ano, no sábado, uma comitiva do MDA levará representantes de mais de 30 países da Europa, da América do Norte e da África para conferirem a Agrobrasília 2011.
Crescimento Triacca relata que a feira cresceu do ano passado para cá. Em 2010, eram somente 290 expositores. O volume de negócios ficou em R$ 130 milhões, menor do que o projetado para este ano. Além disso, o espaço ocupado foi de 400 mil m2, e, na edição de 2011, é de 500 mil.
O Distrito Federal possui uma produção agrícola considerada razoável, apesar do território geográfico reduzido.
Marconi Moreira Borges, gerente da Emater no PAD-DF e vice-presidente da comissão organizadora da Agrobrasília, informa que, em 2010, o DF ocupou o 24º lugar no ranking dos municípios que mais faturaram com o agronegócio. A maior parte dos produtores ¿ cerca de 80% do total ¿ praticam a agricultura familiar, e cultivam propriedades de até 20 hectares.
Enquanto eles se dedicam ao plantio de hortaliças, os grandes proprietários plantam grãos. A maior parte da área agricultável está ocupada por eles, principalmente pelo milho, soja e feijão. Entre os hortifruti, os mais cultivados aqui são pimentão, morango, alface e tomate.