Título: Esplanada de todos os protestos
Autor: Mariz, Renata ; Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 19/05/2011, Política, p. 2

Brasileiros vindos dos quatro cantos do país tomaram a Esplanada dos Ministérios ontem. No lugar dos típicos engravatados e mulheres bem vestidas que circulam pelo centro do poder, quem ocupou os 3,6km do Eixo Monumental, no quadrilátero entre a Catedral e o Palácio do Planalto, foram os movimentos sociais organizados. Do agricultor com chinelo de dedo à drag queen em cima de tamancos altos, todos gritavam por direitos, mirando especialmente o Executivo e o Legislativo. O Judiciário, por sua vez, recebeu um ¿abraço¿ simbólico dos manifestantes em favor dos direitos dos homossexuais. Não houve incidentes nem agressões. Mas os quatro protestos simultâneos ¿ a 2ª Marcha contra a Homofobia, o 17º Grito da Terra Brasil, a Caravana Siga Bem Criança e o ato público promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para apoiar as reivindicações de agentes de saúde ¿ prejudicaram o trânsito na capital.

As manifestações levaram cerca de 5 mil pessoas ao asfalto e ao gramado central da Esplanada. Além dos bloqueios provocados naturalmente pelos militantes, três retornos entre a Catedral e o Congresso Nacional foram fechados por volta do meio-dia. Antes disso, porém, o congestionamento já atormentava os motoristas. A lentidão começou às 9h, quando a Marcha contra a Homofobia começou a caminhada, tomando duas faixas. O trânsito ficou ainda pior quando um acidente ao lado do Museu da República fechou metade da pista de acesso à L2 Sul. O engarrafamento, que chegou à Rodoviária do Plano Piloto, estendeu-se por cerca uma hora. A via de ligação entre as pistas S1 e N1 leste também foi prejudicada, ainda de manhã, em virtude dos ônibus com agricultores do Grito da Terra que paravam na rua para o desembarque.

O mau humor dos motoristas, entretanto, não alterou a disposição dos manifestantes, que marcharam, repetiram gritos de guerra, empunharam bandeiras e acompanharam carros de som debaixo de um sol forte. Era o caso de Antonela Albuquerque, drag queen que veio do Acre para a marcha em favor do projeto que criminaliza a homofobia, atualmente em negociação no Senado. ¿Estou montada desde ontem, com toda essa maquiagem, esse figurino. Mas o esforço vale a pena¿, conta Antonela, de 29 anos. Casais gays, como as moradoras de Curitiba Fernanda Amorim, 20 anos, e Larissa Schip, 18, aproveitaram para comemorar a decisão do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a união civil entre pessoas do mesmo sexo há duas semanas. ¿Nossa família já sabe, agora, com o Estado reconhecendo essa relação, só melhora¿, afirma Fernanda.

Redução dos juros Enquanto o protesto em favor dos gays fazia o trajeto Catedral-Congresso Nacional, agricultores e pecuaristas de 26 unidades da Federação e do DF, segundo os organizadores do 17º Grito da Terra Brasil, tomaram a Esplanada no sentido contrário. O objetivo era pressionar o governo a atender as reivindicações do setor. ¿Viemos lutar para que o governo valorize aqueles que produzem no país. Precisamos de terra, de dinheiro e de apoio¿, afirmou o agricultor Alceu Fleck, 52 anos, que pegou um ônibus de São José das Palmeiras (PR) para Brasília. Do encontro entre a presidente Dilma Rousseff com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), saiu uma boa notícia. A principal delas é a redução dos juros para empréstimos destinados aos agricultores.

Designados por Dilma para fazerem o anúncio aos agricultores, Gilberto Carvalho, titular da Secretaria-Geral da Presidência, e Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário, subiram ao carro de som, estacionado no gramado central da Esplanada. Em um discurso inflamado, Florence anunciou o que chamou de ¿momento especial¿ para o governo Dilma. Entre as novidades estão a garantia de R$ 16 bilhões para o Plano Safra e para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no período 2011/2012, e a redução dos juros para empréstimos, que agora irão variar de 0,5% a 2% por ano, ao contrário do percentual que ia de 1% a 4%. Gilberto Carvalho anunciou a criação de uma superintendência específica da Caixa Econômica Federal voltada para a habitação rural. ¿Vocês não podem dar sossego para a gente, senão a gente se acomoda, porque temos muitas coisas para cuidar. Vocês têm que ficar no nosso pé mesmo¿, disse Carvalho.

Representação contra Bolsonaro O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) protocolou ontem representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar. A legenda entende que a senadora da legenda Marinor Brito (PA) foi desrepeitada moralmente ao final de reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado, quando se votava o Projeto de Lei nº 122/2006, que criminaliza a homofobia. Naquele momento, Bolsonaro teria quebrado o decoro ao ofendê-la dizendo que ela era ¿heterofóbica¿. Para o líder do PSol, deputado Chico Alencar (RJ), Bolsonaro ofende a sociedade ao propagar o preconceito e a violência contra a comunidade gay. Bolsonaro desdenhou da representação. Disse que não se importa com um eventual processo. ¿Eu estou me lixando para a senadora. Eu vou responder à senadora num papel higiênico¿, disse.