Título: Aperto na fiscalização
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 19/05/2011, Economia, p. 14

Preocupado com a expansão do sistema financeiro e do crédito, o Banco Central criou um órgão colegiado: o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). O objetivo é desenvolver estratégias e diretrizes para que o BC se antecipe aos riscos que possam afetar todo o mercado e causar problemas à economia. O novo braço do BC observará de perto o movimento de aquisição de instituições e a entrada de bancos estrangeiros no país. ¿A ideia é ser cada vez mais proativo¿, disse Anthero de Moraes Meirelles, diretor de Fiscalização.

Formado por 11 departamentos, duas gerências, além da Secretaria Executiva e a Procuradoria-Geral do BC, o comitê terá ainda participação de todos os diretores e do presidente da instituição, Alexandre Tombini. As reuniões serão bimestrais. Segundo Luiz Awazu Pereira, diretor de Regulação do Sistema Financeirs e de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, o Comef foi inspirado em comitês dos Estados Unidos, da União Europeia e da Inglaterra. ¿A diferença é que nós estamos criando em um momento de robustez do nosso sistema.¿

Os diretores negaram que a criação do Comef foi pensada apenas após o caso PanAmericano e do Morada, que necessitaram de intervenção do BC. ¿Com a crise de 2008, os desafios aumentaram. Há mudanças regulatórias programadas e outras já implementadas que vão afetar o sistema financeiro¿, disse Anthero. (VM)