Título: Fed indica alta do juro
Autor: Mainenti, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 19/05/2011, Economia, p. 20
A maioria dos integrantes do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, prefere elevar a taxa básica de juros antes de vender ativos (que comprou dos bancos em dificuldade) quando chegar o momento de apertar a política monetária do país, de acordo com a ata da reunião de abril divulgada ontem. Durante uma ampla discussão sobre como o Fed poderá retirar seu maciço suporte à maior economia do mundo, as autoridades concordaram que deveriam reduzir a carteira de ativos da instituição no médio prazo e que se desfazer de dívida atrelada a hipotecas imobiliárias, que levaram à crise de 2008, seria uma prioridade.
¿A maioria dos participantes preferiu que as vendas de ativos de bancos ocorram depois do primeiro aumento de juro pelo Fed¿, destacou o documento do BC norte-americano. A maioria dos diretores da autoridade monetária também expressou preferência de que as vendas de títulos ocorram de forma relativamente gradual, talvez em cinco anos.
A discussão sobre a retirada de estímulos monetários à economia dos EUA não deve ser vista como uma indicação de que o Fed está pronto para acabar com a ajuda a qualquer momento. O BC considera que as vendas de ativos lhe permitiria aumentar o juro básico antes do previsto. O Fed tem há muito demonstrado desconforto com a atual política monetária, que já estaria esgotada. A inflação nos EUA passou dos 4% ao ano em abril, registrando a décima alta mensal consecutiva.