Título: Incentivo à prevenção
Autor: Borba, Julia
Fonte: Correio Braziliense, 19/05/2011, Cidades, p. 41

Desde a última segunda-feira, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamente a fiscaliza os planos de saúde no Brasil, lançou uma consulta pública, na página da instituição na internet, para discutir a criação de incentivos, descontos ou prêmios para usuários que cuidarem da própria saúde. Para isso, os interessados em receber os benefícios devem participar de programas de envelhecimento ativo e promoção da saúde.

O conceito, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), traz um conjunto de ações para promoção de uma vida mais saudável, que serve para todas as idades, do pré-natal até as mais avançadas. A consulta pública fica disponível na página (www.ans.gov.br) até 14 de junho. No site, é possível acessar um questionário e enviar opiniões sobre o assunto. Por meio das respostas dos internautas, a Agência também pretende descobrir como as operadores de planos de saúde se comportam atualmente no quesito prevenção. Esta seria uma tentativa de inverter a lógica, que hoje foca principalmente em tratar as doenças e não em conscientizar e prevenir.

A ANS sustenta que há um grande desafio com relação ao perfil populacional a ser resolvido. Com o envelhecimento da população ¿ somente no DF existem 83 mil usuários com mais de 60 anos ¿, os processos precisam ser revistos. É preciso antecipar as demandas futuras, como evitar o inchaço das operadoras, motivado pelo aumento da renda, para que não caia a qualidade da prestação dos serviços. (JB)