Título: As mudanças
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 20/05/2011, Brasil, p. 6

Enem 2010

Ponto 1 Não serão concedidas recontagens de pontos, reconsiderações, exames, avaliações ou pareceres, qualquer que seja a alegação do(a) candidato(a).

Ponto 2 A redação é corrigida por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Caso haja discrepância de 500 (quinhentos) pontos ou mais nas notas, a redação será corrigida por um supervisor. Essa regra se aplica também à correção de textos desconsiderados, anulados ou em branco por um corretor e com nota atribuída por outro. Além disso, não serão permitidas a interposição de recursos e a concessão de vista de provas. Enem 2011

Ponto 1 Item excluído.

Ponto 2 A redação é corrigida por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Caso haja discrepância de 300 (trezentos) pontos ou mais nas notas (em uma escala de 0 a 1.000), a redação será corrigida por um supervisor. A regra também se aplica à correção de textos que fugiram ao tema ou não atenderam o tipo textual, anulados ou insuficientes por um corretor e com avaliação divergente feita pelo outro. O Inep considera que a metodologia empregada na correção das redações contempla recurso de ofício.