Título: O desabafo de quem se constrange
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 20/05/2011, Brasil, p. 6

Natal ¿ A protagonista de um dos vídeos de sucesso do YouTube desta semana ¿ até a tarde de ontem, foram mais de 120 mil acessos ¿, é uma militante nata. Amanda Gurgel, a professora de língua portuguesa que virou heroína nacional depois de reclamar das condições de trabalho do ensino público, já foi dirigente do Centro Acadêmico de Letras e do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e, logo nas primeiras assembleias do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado de que participou, assumiu a postura de oposição. No ano passado, filiou-se ao Partido Socialista do Trabalhadores Unificado (PSTU).

Amanda chamou a atenção do país depois de seu discurso em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do estado. ¿Os deputados deveriam estar todos constrangidos com a educação no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. Não aguentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo, sai governo e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade¿, desabafou. Desde então, o nome dela figura no Twitter entre os 10 assuntos mais comentados.

Aos 29 anos, Amanda leva vida simples: sai de casa às 5h50 e só retorna às 23h; pega três ônibus para chegar ao trabalho, estuda à noite e tem pouco tempo e dinheiro para o lazer. Professora desde os 21 anos, ele teve a primeira decepção com a profissão escolhida ao assumir uma turma em uma escola municipal de Natal. ¿A minha maior frustração foi quando vi que os alunos que estavam no sexto ano não tinham a menor proficiência para estar nessa série, eram analfabetos. Você se vê diante de uma turma que está necessitando de uma determinada formação para a qual você não está capacitada. Não fiz pedagogia, não sei alfabetizar¿, desabafou.

O sonho de ser professora nasceu no cursinho pré-vestibular, mas hoje se perdeu. ¿Eu não sei dizer o que aconteceu, mas o sonho não é mais o mesmo, definitivamente.¿ A desmotivação, segundo ela, vem dos baixos salários, da falta de condições de trabalho e do analfabetismo dos alunos. Os empecilhos lhe renderam um problema de saúde, que ela prefere não revelar, mas que a afastou da sala de aula. Amanda atua na biblioteca e no laboratório de informática de uma escola municipal e outra estadual. ¿Assim como eu, existem muitos professores com problemas de saúde em decorrência do nosso trabalho.¿