Título: Hora de pôr o pé no freio
Autor: D"Ângelo, Ana
Fonte: Correio Braziliense, 20/05/2011, Economia, p. 10

O brasileiro pisou no freio e está pensando duas vezes antes de realizar compras no varejo. Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgados ontem mostram que o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou queda de 2%, na comparação entre abril e maio. Foi o quinto recuo consecutivo do indicador, que chegou ao menor patamar desde sua criação, em janeiro de 2010, com 129,9 pontos (a escala vai de 0 a 200). A intenção de consumo também caiu na comparação com igual período em 2010: 2,3%. Foi a primeira vez que os dados mostraram intenção de compras menor do que no ano anterior, acendendo a luz amarela para os comerciantes.

Todos os itens que compõem o ICF apresentaram resultados negativos. Os bens duráveis, como eletrodomésticos, móveis e veículos, foram os principais responsáveis pela queda, com perda de 4,5%. O menor ganho real do trabalhador, devido à alta da inflação, e o encarecimento do crédito são apontados como os protagonistas do arrefecimento nas vendas. ¿Os consumidores estão percebendo que o momento não está tão favorável à aquisição de produtos que exigem crédito, pois os juros estão mais altos¿, disse o economista da CNC Fábio Bentes. Segundo a entidade, 32,1% dos entrevistados declararam que o momento não é favorável à compra de bens duráveis.

Com o cenário de pessimismo, a tendência é de que um número maior de famílias brasileiras mantenha o processo de desaceleração do consumo nos próximos meses, sob o risco de não conseguir honrar seus compromissos ¿ 24% delas já estão no vermelho. ¿As pessoas vão aumentar a reflexão sobre as suas necessidades imediatas. Quem não mudar o comportamento na hora de consumir pode ficar inadimplente¿, alertou Bentes. Por causa disso, a expectativa é de que o varejo tenha crescimento de 7,4% em 2011 ¿ desempenho bem mais modesto do que o do ano anterior, quando a expansão foi de 10,9%. (FM)