Título: O pai da ideia
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2011, Política, p. 2

O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) é um dos parlamentares mais radicais da bancada ruralista. Engenheiro agrônomo e vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (entidade que já presidiu por três vezes), Colatto é referência para os outros deputados interessados na defesa do agronegócio. O parlamentar faz essa defesa sem meias palavras. Não à toa, grudou no relator do novo Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), principalmente nos momentos mais decisivos da composição do novo texto. Muito do que o relatório carrega tem a interferência do peemedebista.

Nas brigas mais ferrenhas com os deputados ambientalistas, nas eternas discussões sobre o novo código, Colatto (foto) foi para a linha de frente. A defesa do agronegócio na Câmara se confunde com seus interesses particulares. O deputado é agropecuarista em Santa Catarina e foi dirigente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), além de ter comandado cooperativas agropecuárias.

Como secretário de Articulação Nacional do governo de Santa Catarina, entre 2003 e 2006, Colatto conseguiu elaborar um Código Florestal específico para o estado e viu a proposta ser aprovada pela Assembleia Legislativa catarinense. É uma das leis estaduais mais criticadas e contestadas na esfera ambiental, pelo retrocesso que representa, na visão de ambientalistas. A lei, inclusive, é questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

No Congresso, o deputado faz reverberar propostas como essas. É o autor do projeto do Código Ambiental Brasileiro, semelhante ao aprovado em Santa Catarina. Esse projeto levou à criação da comissão especial voltada especificamente para a elaboração do novo Código Florestal Brasileiro. A Emenda nº 164, que passou a ser uma possibilidade real para o dia da votação do novo código, é a última cartada do ruralista.