Título: Autoridades temem novo caos
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2011, Mundo, p. 15

Ogoverno da Islândia decidiu ontem suspender os voos no país, um dia depois de o vulcão mais ativo da região, o Grimsvotn, entrar em erupção. O vulcão lançou uma coluna de fumaça a 20km de altitude. Uma porta-voz da autoridade de aviação civil islandesa, Hjordis Gudmundsdottir, disse que a proibição de voo se estende a um raio de 222km ao redor do Grimsvotn. As cinzas poderão atingir o norte da Escócia no meio do dia de amanhã e outras partes da Grã-Bretanha, o oeste da França e o norte da Espanha na quinta ou na sexta-feira, se nada mudar, disseram autoridades climáticas. Ainda não está clara, contudo, a dimensão que se pode esperar do problema. Há o temor de que se repita o caos gerado, no ano passado, pela erupção de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull. O episódio de 2010 provocou as maiores restrições ao espaço aéreo europeu desde a 2ª Guerra Mundial.

Cerca de 10 milhões de passageiros foram afetados por cancelamento de voos e muitos, na época, questionaram a decisão das autoridades aéreas. Um estudo científico recente, porém, confirmou os temores por segurança que levaram à suspensão do tráfego aéreo. O medo era de que as finas partículas vulcânicas pudessem provocar panes nos motores de aeronaves.

O geofísico Pall Einarsson, da Universidade da Islândia, tentou minimizar as chances de novos problemas generalizados, avaliando a erupção de 2010 como ¿um evento raro¿. ¿As cinzas do Eyjafjallajokull eram persistentes ou incessantes e muito finas¿, disse, acrescentando que as do Grimsvotn são mais grossas e, por isso, devem cair mais rapidamente.

O Grimsvotn fica embaixo da geleira Vatnajokull, no sudeste da Islândia, a maior da Europa. Áreas ao sul da geleira foram cobertas por grossas camadas de cinzas e, por várias horas, o sol ficou bloqueado. ¿Parecia noite, assim como ocorre durante o inverno¿, contou Benedikt Larusson, falando da cidade de Kirkjubaejarklaustur, ontem à tarde. ¿Agora está um pouco melhor, agora eu posso ver cerca de 100m, mas antes eu via cerca de 1m.¿