Título: O barco estaria em reforma
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2011, Cidades, p. 19

Comandante afirmou à Polícia que, durante a festa, desceu à casa de máquinas diversas vezes para averiguar se estava entrando água Em depoimento ontem à noite, o comandante do Imagination, Airton Carvalho da Silva Maciel, demonstrou estar bastante preocupado com o estado do barco. De acordo com o relato que ele fez a um agente ao chegar à 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, a embarcação passava por reformas. Por isso, durante o trajeto que fez no Lago Paranoá, Maciel teria descido pessoalmente à casa de máquinas várias vezes para checar se estava entrando água na embarcação.

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar as causas do acidente. Segundo as informações dos agentes, o depoimento do comandante não foi tomado pelo titular da 10ª DP, delegado Adval Cardoso, que não estava presente no momento. Até o fechamento desta edição, o interrogatório não havia sido concluído. Dois policiais militares foram chamados para fazer o teste do bafômetro em Maciel, um piauiense nascido em Teresina, de 28 anos. Mas o exame não encontrou traços de álcool em sua respiração.

No local do acidente, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, disse que as causas ainda não foram identificadas e que a prioridade, durante a madrugada, seria manter as buscas de possíveis desaparecidos. ¿O momento é de prestar auxílio às pessoas. Mas o trabalho de investigação continua¿, disse.

O comandante assegurou que o barco só trazia 79 passageiros e 11 tripulantes, num total de 90 pessoas. A informação contradiz a fornecida pelo Corpo de Bombeiros, segundo a qual havia 104 presentes ¿ 92 convidados para a festa e 12 empregados da embarcação.