Título: Esforço e mudanças
Autor: Tolentino, Lucas
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2011, Cidades, p. 28

Apesar dos entraves, os responsáveis pelos colégios se esforçam para oferecer um bom ensino aos estudantes. Com recursos próprios vindos de eventos beneficentes, o Caic Bernardo Sayão, em Ceilândia, tem um parquinho novo e até piscina. Dentistas e oftalmologistas fazem atendimentos esporádicos no local. ¿A gente funciona de maneira precária. Não dá para todos, mas a gente tenta¿, afirma a diretora, Neuza Maria da Silva. A instituição ainda consegue receber 120 alunos do ensino fundamental em regime integral.

O novo formato de educação integral proposto pelo GDF deve sair do papel ainda este ano. O currículo escolar da rede pública vai passar por uma reformulação para que o horário de atividades pedagógicas e extraclasse seja ampliado e alcance estudantes de todas escolas, não só os matriculados no Caic. Professores e profissionais da área discutem como será o atendimento.

Mais espaço A proposta é um pouco diferente. A subsecretária para Educação Integral, Cidadania e Direitos Humanos, Gícia Falcão, explica que a concepção ultrapassa os limites físicos do colégio. ¿As crianças não vão ficar o dia inteiro somente na escola. Para atingir o desenvolvimento psicológico, cognitivo e social, é preciso sair da lógica de tempo e pensar em espaço. As atividades também devem ser feitas fora da escola, com visitas a museus e outras coisas¿, detalha.

As mudanças na modalidade envolvem a reformulação do currículo escolar e dos conteúdos trabalhados em sala. A segunda etapa da implantação do programa, segundo Gícia, incluirá a reforma das instituições de ensino. ¿Temos 649 escolas. A maioria delas precisa de uma nova estrutura e de espaços como quadra de esportes e teatro¿, explica.

O atendimento em creches públicas também é uma das questões consideradas prioritárias pelo GDF. De acordo com a subsecretária, apenas mil crianças de até 3 anos são atendidas em instituições do sistema. Outras 10 mil frequentam estabelecimentos conveniados ao órgão. (LT)