Título: A estratégia para voltar ao ritmo normal
Autor: Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 22/05/2011, Política, p. 8

Os petistas avaliam que a revelação do enriquecimento do ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, é um tema superado. Deputados e senadores do PT entendem que a suposta multiplicação por 20 do patrimônio de Palocci entre 2006 e 2010, quando era deputado federal, é plenamente justificável e a estratégia agora é mostrar que o governo está voltando ao ritmo normal de trabalho. De acordo com líderes da base aliada, a ida da presidente Dilma Rousseff hoje a Salvador para participar da cerimônia de beatificação da Irmã Dulce ¿ viagem que inicialmente estava cancelada ¿ faz parte dos novos planos.

Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), o Planalto está agindo corretamente e tomando todas as medidas necessárias para dar andamento à pauta também no Congresso. ¿Não há qualquer paralisação no governo e no Legislativo. Na próxima terça-feira, votaremos o Código Florestal e mais duas medidas provisórias¿, garantiu.

Apesar de a oposição insistir na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso, o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (PT-SP), avalia que o episódio já está esclarecido. ¿Nós entendemos que não há razão para a instalação de CPI. Os rendimentos do ministro foram devidamente registrados e feitos legalmente, por meio de uma empresa privada, que tem contratos de consultoria. Ele já prestou todos os esclarecimentos e é tido como uma pessoa muito competente no PT e nos demais segmentos da sociedade¿, afirma.

Vaccarezza também acredita que Palocci agiu dentro da lei e que por isso não há necessidade para a criação de CPI. ¿Não há qualquer desconforto em relação ao ministro¿, afirma. O ex-presidente Lula, vendo a crise se estender, tem conversado bastante com a presidente Dilma e telefonou, na sexta-feira, para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Segundo aliados, ele disse que o governo não deve baixar a guarda e tem de ir à rua.