Título: Brasileiro na direção
Autor: Freitas, Jorge
Fonte: Correio Braziliense, 22/05/2011, Economia, p. 18

O diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Robério Silva, conta com apoio dos mais importantes países produtores e consumidores de café e deverá ser eleito em setembro para o cargo de diretor-geral da Organização Internacional do Café (OIC). As embaixadas brasileiras estão pedindo apoio a seu nome. ¿Já visitamos a Colômbia e o Vietnã, que são os maiores produtores depois do Brasil¿, diz Silva. Cuba, Filipinas, Indonésia e Itália já declararam suporte à candidatura, no que devem ser seguidos pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Mineiro, formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele tem 18 anos de experiência como executivo no mercado internacional. De reconhecida habilidade na obtenção de consenso entre agentes internacionais com interesses divergentes, Robério Silva disputa a eleição com outros três candidatos ¿ do México, da Índia e do Gabão.

O favoritismo brasileiro vem não só da tradição do país como maior produtor e segundo consumidor de café, atrás apenas dos Estados Unidos. A recuperação dos preços do produto no mercado internacional deve ser colocada entre as conquistas que Robério liderou trabalhando como representante dos países produtores, em Londres, e no Ministério da Agricultura. ¿O Brasil não tem cadeira cativa na direção da OIC, mas sempre trabalhou pela valorização do produto¿, afirma.