Título: As negociações
Autor: Iunes, Ivan ; Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 25/05/2011, Política, p. 2

9h ¿ O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), foi ao Planalto com o líder do PMDB na Casa, Henrique Eduardo Alves. Encontraram Palocci para falar da votação.

10h ¿ A senadora Kátia Abreu e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CAN) fazem manifestação pela aprovação do novo texto na Chapelaria do Congresso.

10h10 ¿ Ex-ministros do Meio Ambiente se encontram com Dilma Rousseff no Palácio do Planalto acompanhados da atual titular da pasta, Izabella Teixeira. Participaram os ex-ministros Carlos Minc, Marina Silva, José Carlos Carvalho, Sarney Filho, Henrique Brandão Cavalcanti, Rubens Ricupero, Fernando Coutinho Jorge e Paulo Nogueira Neto.

11h ¿ Vaccarezza é chamado novamente ao Planalto e escuta um último pedido de acordo do governo, referente à competência dos estados em programas de regularização.

12h ¿ Vaccarezza e o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, têm reunião com líderes e são informados de que não há chance de acordo sobre APPs.

12h30 ¿ O presidente da Câmara, Marco Maia, declara que considera difícil votar o código até o fim do dia.

13h ¿ Aldo Rebelo, relator do projeto, é chamado ao Planalto.

14h ¿ Reuniões com líderes sela a votação do código, à revelia do governo. Ruralistas anunciam aceitar apenas a modificação no projeto que trata dos programas de regularização.

15h45 ¿ Vaccarezza avisa Maia por telefone que o Planalto pediu que a votação aconteça até o fim do dia, sem obstrução.

16h ¿ Aos petistas, o líder do governo garante o veto de Dilma a boa parte do texto.

18h ¿ Reunião final de líderes acerta a votação.

18h30 ¿ Tem início a sessão, com obstrução de PSol e PV.