Título: Carvalho critica luta política
Autor: Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 25/05/2011, Política, p. 5

A revelação de que o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, aumentou em pelo menos 20 vezes o seu patrimônio nos últimos quatro anos, fez ontem o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, acusar a prefeitura paulistana de ter vazado dados da empresa de Palocci, a Projeto. ¿Temos informações de que dados do Imposto sobre Serviço (ISS) da empresa de Palocci foram obtidos na Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo¿, afirmou. A avaliação do Planalto é que o caso Palocci resultou em uma crise que ¿causa perturbação¿, mas que se trata meramente de ¿luta política¿.

Carvalho negou que o governo esteja paralisado diante das informações a respeito do patrimônio de Palocci e criticou a oposição por querer emperrar a gestão petista. ¿Sabemos que se trata de uma luta política e não podemos abaixar a cabeça. As pessoas que estão na oposição muitas vezes gostariam de paralisar o governo. E isso é uma irresponsabilidade¿, argumentou.

Carvalho disse, porém, que caberá à Câmara Municipal de São Paulo, e não ao governo, investigar a questão, acrescentando que o Planalto não vai interferir no caso. ¿É preciso localizar de onde veio o cérebro dessa luta política. A Câmara Municipal deve conduzir essa investigação, assim como foi feito na quebra do sigilo no caso da filha de José Serra¿, disse.

O ministro negou, mais uma vez, que o governo esteja blindando Palocci para escapar do noticiário. ¿Por tudo o que Palocci tem mostrado, ele não cometeu nenhuma infração legal e tomou todos os cuidados do ponto de vista do pagamento de impostos municipais e federal, além do Imposto de Renda, e ainda fez sua declaração à Comissão de Ética (Pública da Presidência)¿, ressaltou.

Reação A oposição no Congresso Nacional reagiu ao saber das declarações feitas pelo ministro da Secretaria-Geral. O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), afirmou que Gilberto Carvalho deveria apresentar explicações sobre o aumento patrimonial de Palocci em vez de levantar suspeitas sobre os tucanos no episódio de vazamento de dados referentes ao ministro-chefe da Casa Civil. Ontem, as siglas oposicionistas não conseguiram aprovar requerimentos para que Palocci prestasse depoimentos em três comissões das duas Casas.

Lula se reúne com senadores do PT O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com a bancada do PT no Senado, ontem, durante almoço na casa da senadora Gleisi Hoffmann (PR). O principal assunto, de acordo com a própria anfitriã, foi a reforma política. Dos 15 senadores que compõem a base petista, 13 estiveram presentes, além do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do ex-ministro Luiz Dulci. Após o encontro, os parlamentares ressaltaram o empenho de Lula em dar continuidade ao processo de discussão sobre a reforma política. O ex-presidente deve, ainda, se encontrar em breve com outras bancadas da base governista para discutir o tema. Lula declarou algumas vezes que sentia muito o fato de não ter conseguido aprovar a reforma política enquanto era o presidente da República. (Igor Silveira)