Título: Três perguntas para - Rodrigo Rollemberg
Autor: Jeronimo, Josie ; Iunes, Ivan
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2011, Política, p. 2

Senador, relator do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente do Senado

O governo conseguirá reverter a derrota para os ruralistas no Senado? O clima no Senado está mais propício a fazer as mudanças defendidas pelo governo. Nossa decisão de iniciar o debate antes da chegada do projeto foi exatamente para evitar a radicalização da proposta e a discussão dele sob um ambiente muito emocional. Não adiantará nada aprovar um Código Florestal que será vetado pela presidente.

Que tipo de mudanças o Senado poderá realizar no texto? Nas vésperas da Rio 20, precisamos transmitir um recado ao mundo. O Senado tem papel importante e o desafio de construir um equilíbrio no Código Florestal. O maior instrumento de competitividade no cenário internacional seria poder afirmar em alto e bom som que temos a agricultura mais sustentável do mundo. Seria equívoco colocar esse desenvolvimento em contraposição ao meio ambiente. Temos de construir instrumentos econômicos que valorizem nosso capital natural e criem incentivos econômicos para os produtores rurais se desenvolverem.

O Código Florestal será aprovado antes da entrada em vigor do decreto que criminalizará a maior parte dos produtores brasileiros? Precisamos de tranquilidade para votar e não podemos estar sob uma camisa de força que é o decreto. Não dá para votar um Código Florestal que foi discutido por 12 anos em 10 dias. Pediremos à presidente que o decreto seja prorrogado. Queremos oferecer uma contribuição efetiva para o texto. Acredito que a votação só ocorra no segundo semestre.