Título: Com leucemia, Itamar se afasta do Senado
Autor: Ribeiro, Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2011, Política, p. 8

O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG), 80 anos, está com leucemia. Internado desde sábado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento da doença, Itamar teve o diagnóstico confirmado por um boletim médico divulgado ontem. Também nessa quarta-feira, Itamar comunicou oficialmente seu afastamento por 30 dias do Senado. Durante esse período, a cadeira no parlamento não será ocupada pelo seu suplente, o ex-deputado estadual Zezé Perrela (PSDB). Pelo regimento da Casa, o suplente só assume se o titular se afastar por um período superior a 120 dias.

Ex-ministro e amigo de Itamar, Henrique Hargreaves disse que conversou com o ex-presidente e ele informou que estava tudo sob controle. Questionado sobre a duração da internação, Itamar afirmou que ainda não é possível fazer projeções. ¿Os médicos disseram que, à medida que for evoluindo o tratamento, eles vão passar novas informações¿, afirmou.

Segundo o boletim do hospital, a leucemia ¿foi diagnosticada bem no seu início, e o paciente se sente muito bem, com todas as suas funções vitais normais¿. A nota diz ainda que Itamar ¿deve ter alta em breve¿ e que serão divulgados boletins periódicos sobre a saúde do ex-presidente.

A doença foi descoberta em um exame de rotina. De acordo com a assessoria de Itamar, o senador estava com sintomas de gripe, que teria sido contraída devido ao ar condicionado do plenário do Senado, e resolveu procurar um médico. Ao fazer exames de sangue, a leucemia foi diagnosticada.

Ontem, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) leu uma mensagem de Itamar aos seus colegas no Senado. ¿O senador Itamar Franco já recebeu os primeiros tratamentos médicos com uma reação extraordinária¿, afirmou Aécio, dizendo ainda que o colega estava bem-humorado e pediu que, no seu período de ausência, os senadores zelem pelo regimento da Casa.

Colaborou Alessandra Mello