Título: PF investigará mortes de extrativistas
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2011, Política, p. 8

A Polícia Federal vai abrir inquérito para apurar a morte do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinados na manhã de terça-feira no Projeto de Assentamento Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna, no sul do Pará. O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil, que ontem tentava localizar indícios dos matadores e possíveis testemunhas, mas não tinha nenhuma pista concreta sobre os criminosos.

A entrada da PF no caso foi determinada pela presidente Dilma Rousseff, logo que recebeu a notícia, na terça, pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Nas investigações, a corporação vai empregar policiais especializados em homicídios, que trabalharão em conjunto com as autoridades locais. ¿Independentemente de a Polícia Federal abrir ou não inquérito, já estamos trabalhando com a delegacia de Marabá¿, disse ao Correio o secretário de Segurança Pública do Pará, Luiz Fernandes Rocha, explicando que uma equipe da Polícia Civil foi escalada para trabalhar exclusivamente na morte do casal.

Hoje, a Polícia Civil paraense começa a ouvir familiares e pessoas ligadas ao casal para investigar quem estaria ameaçando José Cláudio e Maria do Espírito Santos. ¿Todos que poderiam nos dar informações estavam no velório e se prontificaram a falar, mas ainda não temos nada definitivo sobre possíveis suspeitos¿, afirmou o secretário Luiz Fernandes Rocha. ¿Vamos trabalhar com várias linhas de apuração.¿ A PF não informou de que forma vai atuar no caso, mas vai enviar agentes de Belém a Marabá para ajudar nos trabalhos.

Segundo o procurador da República no Pará, Felício Pontes Júnior, que mantinha contato com o casal, José Cláudio e Maria passaram a sofrer ameaças após denunciarem, há três anos, madeireiros que invadiram a área do assentamento. ¿Ele era considerado uma pessoa perigosa para os madeireiros¿, comentou o procurador. ¿No nosso último encontro ele me mostrou alguns produtos que fazia, como o óleo da castanha, que tinha uso medicinal e cosmético.¿

Repercussão Os assassinatos de José Cláudio e de sua mulher ganharam repercussão internacional. Os jornais norte-americanos The New York Times e o Washington Post lembraram o número de mortos no campo (veja quadro) no Brasil, enquanto o The Guardian, da Inglaterra, comparou o líder extrativista ao ambientalista Chico Mendes, morto em dezembro de 1988, no Acre. O periódico inglês ressaltou que José Cláudio já havia anunciado a própria morte, seis meses de ela acontecer. A rádio BBC de Londres destacou em seu noticiário que a presidente Dilma Rousseff determinou a entrada da Polícia Federal na apuração das mortes.

Passeata Os corpos de João Cláudio e de sua mulher foram velados ontem em Marabá, onde quase mil pessoas estavam concentradas para um ato público. O enterro está marcado para a manhã desta quinta-feira. Segundo o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), entidade da qual José Cláudio era integrante, antes dos sepultamentos, haverá uma missa no bairro São Félix, onde ocorreu o velório, e, em seguida, haverá uma passeata, que levará os caixões ao Cemitério da Saudade. Segundo a coordenadora do CNS no Pará, Cristina Silva, durante toda a noite de ontem haveria mobilização em frente ao local do velório.