Título: BC cobra explicações do Itaú
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2011, Economia, p. 13

O Itaú Unibanco está na mira do Banco Central. Técnicos da autoridade monetária se reuniram, ontem, com representantes do maior banco privado do país e conversaram sobre o episódio no qual o dinheiro de vários clientes desapareceu das suas contas. O encontro, segundo informações oficiais, já estava marcado antes do caso do sumiço dos recursos, mas, durante a reunião, o Itaú foi questionado sobre a pane em seu sistema e fez a promessa de solucionar o caso. O BC, por sua vez, assegurou que vai monitorar o desenrolar da situação.

Na terça-feira, uma falha no sistema do Itaú Unibanco deu um susto nos correntistas, que viram desaparecer suas economias quando pediam um saldo nos caixas eletrônicos da instituição. Durante todo o dia, algumas operações não puderam ser realizadas, como o pagamento de contas. Quando os clientes tentavam quitar uma fatura, recebiam o aviso de saldo insuficiente. Até mesmo o cartão de débito apresentou problemas e pessoas passaram pelo vexame de não ter como pagar a conta em restaurantes e outros estabelecimentos.

Em consequência de todo esse transtorno, a pane do Itaú foi um dos assuntos mais comentados em fóruns na internet e em redes sociais, como Twitter e Facebook. Muitos clientes prometeram processar a instituição pelo constrangimento. Em nota, o banco informou que nenhum dos correntistas será prejudicado. ¿Foi identificado ontem (terça-feira) um problema no sistema de processamento que deixou de apurar o saldo de alguns clientes que possuem aplicações de resgate automático. Sistemas de contingência foram imediatamente acionados. O problema está totalmente solucionado. O Itaú reitera que nenhum cliente sofrerá prejuízo financeiro¿, garantiu a instituição por meio de nota.

A recomendação das entidades de defesa do consumidor é a de que os clientes que se sentirem prejudicados façam reclamações na ouvidoria do Banco Central e nos Institutos de Defesa do Consumidor (Procon). O BC informou que a reunião com representantes do Itaú Unibanco faz parte das atribuições normais da área de fiscalização e que, mesmo que não tivesse ocorrido a pane no sistema da instituição, a reunião ocorreria. Por enquanto, nenhum procedimento administrativo foi iniciado pela autoridade monetária, que irá apenas observar o banco para garantir que nenhum cliente será lesado.