Título: Vendas em ritmo lento
Autor: Monteiro, Fábio ; Freitas, Jorge
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2011, Economia, p. 16

O desaquecimento da economia e a dificuldade das famílias de renda menor em adequar o orçamento aos novos padrões de preços já se refletem nas vendas dos supermercados. Segundo levantamento da empresa de pesquisas Nielsen, a desaceleração do consumo é evidente em todos os segmentos. Nos quatro primeiros meses do ano, a demanda por bebidas alcoólicas avançou 8,4%, praticamente a metade do salto verificado no mesmo período de 2010, de 16,1%. Também sentiram o baque as vendas de bebidas não alcoólicas, de alimentos perecíveis, de produtos de higiene e limpeza pessoal, de artigos de limpeza caseira e de mercearia.

No entender do presidente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Sussumu Honda, o volume comercializado no setor cresceu apenas 3,7% no primeiro quadrimestre deste ano. O resultado corresponde à metade do volume de vendas registrado em 2010, quando a quantidade de produtos vendidos nos supermercados cresceu 7,2%. ¿A tendência é de que a desaceleração no ritmo das vendas se mantenha ao longo do ano, motivado por um crescimento menor da massa salarial¿, disse. Para Honda, a projeção é de expansão de apenas 4% nas vendas em 2011, quando descontada a inflação.

Para o empresário, a elevação do faturamento dos supermercados será inferior aos 5,5% registrados no acumulado de janeiro a abril. ¿Todas as categorias de produtos oferecidos pelo varejo já crescem em um ritmo menor neste ano e a indústria deverá adaptar (a produção e os estoques) a esse novo patamar¿, disse.