Título: Ação para retirar barco
Autor: Alves, Renato
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2011, Cidades, p. 27

Os bombeiros retomam hoje o trabalho no Lago Paranoá para tentar resgatar o corpo que seria do garçom Hadmilton José de Oliveira, 31 anos. Ao todo, já foram encontradas oito vítimas do naufágio, entre elas uma criança e um bebê. O último corpo, de Robinson Araújo Oliveira, foi retirado do lago na noite de terça-feira. Enquanto procuram por Hadmilton, os mergulhadores iniciarão às 6h desta quinta-feira testes da operação para içar o barco Imagination, que tem 150m2. Denominado reflutuação, o processo consiste em levantar a embarcação com a ajuda de balões de ar.

Os mergulhadores recarregarão os cilindros de oxigênio e montarão os equipamentos ¿ globos de elevação de cargas subaquáticas com capacidade para içar até 20 mil quilos ¿ no início da manhã de hoje. Ontem, técnicos analisaram as plantas do barco para mapear possível pontos de amarração das cordas, correntes e elásticos. O Imagination deverá começar a ser retirado do lago amanhã.

Cerca de 40 mergulhadores dos bombeiros trabalham, das 6h às 18h, na busca pelo último desaparecido do naufrágio. Hadmilton de Oliveira trabalhava como garçom do barco Imagination. Mais de 20 pessoas, entre amigos e familiares da vítima, passaram o dia de ontem à beira do Lago Paranoá à espera de notícias sobre as buscas. Risolina Gonçalves dos Santos, 58 anos, tia de Hadmilton, disse que todos estão aflitos.

¿Nossa família está sofrendo muito. Meu sobrinho saiu para trabalhar e não voltou para casa. Há três anos, era garçom do bufê. Sabia nadar muito bem, não era para essa tragédia ter acontecido. Ele ainda tentou ajudar a salvar as pessoas. Acho que deve ter batido a cabeça para não conseguir sair do barco¿, opinou Risolina.

O Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros usa como centro de comando um barco de festas similar ao Imagination. Eles trabalham com equipes de dois mergulhadores que se revezam em turnos de 40 minutos na água. Os bombeiros ainda registram as imagens submersas para ajudar na análise e no mapeamento dos obstáculos da área.

Perícia Somente depois que o Imagination for retirado, a perícia poderá aferir com certeza a razão do naufrágio para dar continuidade às investigações sobre o caso. Os responsáveis pela tarefa de levar o barco de 15 toneladas para a superfície adiantam que o trabalho pode levar muitos dias. Além das dimensões da embarcação, os mergulhadores ainda precisam lidar com a coluna d¿água e com os destroços que cobrem a estrutura. ¿Não podemos mensurar o tempo que a reflutuação vai levar, porque vamos aplicar um planejamento e depois avaliá-lo¿, explicou o coronel Marco Negrão de Brito, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento.

Esta é a primeira vez que os bombeiros precisam retirar uma embarcação do fundo do Lago Paranoá. ¿Na ocorrência do ano passado (quando uma lancha afundou com 12 pessoas), era um barco pequeno e houve complicações. Imagine na proporção desse tamanho de barco¿, comparou Negrão.