Título: MEC financia outros vídeos
Autor: Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 27/05/2011, Brasil, p. 6

Cerca de 500 professores dos ensinos médio e fundamental em pelo menos seis municípios mineiros já foram capacitados por meio do projeto desenvolvido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania GLBT da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e financiado pelo Ministério da Educação (MEC).

Parte da verba foi investida em material educativo, como vídeos parecidos com o suspenso, na quarta, pela presidente Dilma. ¿O material que foi vetado está absolutamente dentro do que costumamos fazer, sempre com acompanhamento de especialistas¿, diz Marco Aurélio Prado, coordenador do núcleo. ¿O estudo do assunto e a formação de profissionais na área de direitos humanos e de combate à homofobia já é feito há algum tempo pelas universidades, com o conhecimento do MEC.¿

Os vídeos produzidos pela UFMG são exibidos a professores e disponibilizados aos alunos ¿ estão postados no site do projeto. Em um deles, é reproduzida a celebração de um casamento gay. Em outro, há um debate em torno da sexualidade de filhos heterossexuais de casais homossexuais. Nos vídeos suspensos nesta semana, são abordadas histórias homossexuais dentro das escolas. Em uma delas, duas garotas assumem a relação após terem fotos das duas divulgadas na internet. Em outra, um jovem revela a identidade travesti e pede para ser chamado de Bianca.