Título: Proposta encontra resistência
Autor: Torres, Izabelle ; Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 28/05/2011, Política, p. 8

Além da troca do sistema de votação, a Câmara também estuda a adoção de um mecanismo que vai acabar com a prática da coleta de assinaturas para a manifestação de apoio a projetos e propostas de emenda à Constituição (PEC). Atualmente, nas entradas das duas Casas, é comum a presença de jovens que abordam parlamentares solicitando assinaturas em nome de outros deputados, autores de alguma proposição. O problema é que nem sempre as firmas conferem com as registradas no sistema, e a Mesa Diretora geralmente rejeita parte delas, devolvendo a proposta ao autor para que apresente novas assinaturas.

Se a ideia de um novo sistema for aprovada, os deputados vão passar a acessar formulários virtuais para as inscrições. Nesse modelo, as assinaturas necessárias à tramitação das matérias serão feitas de forma eletrônica.

A proposta, ainda em fase de estudo, esbarra justamente nos próprios parlamentares. Alguns deles já se manifestaram contrários à mudança, alegando que tornar virtual a coleta de assinaturas pode prejudicar as matérias, já que o pedido feito pessoalmente, geralmente por mulheres simpáticas e bem vestidas, surte efeitos imediatos.

¿Colhedores¿ Na prática, os parlamentares se acostumaram a contratar pessoas somente para colher assinaturas pelos corredores. Nas conversas, geralmente são dadas poucas explicações sobre o projeto em questão, mas em um ou dois dias é possível atingir o número mínimo de apoio ao início da tramitação das matérias. Se a coleta for informatizada, os deputados acreditam que terão mais trabalho para convencer os colegas a participarem do processo e endossarem as propostas. (IT)