Título: Queda em três minutos
Autor: Álvares, Débora
Fonte: Correio Braziliense, 28/05/2011, Brasil, p. 10

Voo 447

Governo francês admite falhas nos sensores de velocidade do avião, mas preserva os pilotos. A aeronave bateu no oceano a 200km/h

A divulgação dos parâmetros de voo e dos últimos minutos de conversa entre os pilotos do Airbus A330 que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio de 2009 confirma algumas hipóteses levantadas ¿ que apontam o envolvimento dos pilotos no acidente ¿, mas abre espaço para mais dúvidas, como o peso da ausência do comandante na cabine quando os problemas começaram a ser detectados. Segundo o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla francesa), o relatório parcial, divulgado ontem, é apenas a descrição do que precedeu à catástrofe, mas não indica as causas do acidente ¿ previstas para serem divulgadas no fim de junho. ¿Precisamos entender as ações dos pilotos¿, afirmou o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec.

Pela primeira vez, o BEA assumiu que houve falhas nos pitots, os sensores de velocidade. A partir do momento em que as sondas pararam de registrar as velocidades, o piloto automático desligou e a aeronave entrou em queda, que durou cerca de três minutos e meio (veja arte). O mais jovem dos três pilotos entregou o controle ao segundo, mais experiente, um minuto antes do acidente. Ainda de acordo com o BEA, que verificou nas gravações das caixas-pretas que houve giros constantes da esquerda para a direita da aeronave, ela tocou o mar a cerca de 200km/h.

A tentativa do governo francês de isentar os pilotos é para Maarten van Sluys, diretor da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo Air France 447, uma das surpresas do relatório. ¿A pressão sobre a investigação tem sido grande. Acho que não quiseram entrar em confronto com os sindicatos de pilotos, que são muito atuantes na França¿, disse.

Para os familiares das vítimas, as divulgações são inconclusivas. ¿Mas já esperávamos que isso fosse acontecer. As informações são liberadas a conta-gotas¿, reclama Maarten, que perdeu uma irmã no acidente. ¿Como a queda foi muito abrupta, pode ter havido desespero nos que estavam no avião. Eles devem ter percebido o que estava acontecendo.¿

Em defesa dos seus funcionários, a empresa aérea Air France divulgou nota destacando que ¿a tripulação, composta por três experientes pilotos, deu prova de profissionalismo e estava comprometida em cumprir sua tarefa até o final¿. A Airbus também se manifestou e declarou ¿significantes¿ as informações divulgadas. A fabricante garantiu ainda ter confiança plena nas investigações.