Título: Em quartel, Hino vira funk
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 28/05/2011, Brasil, p. 11

Rio Grande do Sul

Vídeo com recrutas dançando versão de símbolo nacional é exibido na internet. Exército apura o caso.

Um vídeo que foi parar ontem na internet mostra seis soldados dançando funk ao som do Hino Nacional. O episódio ocorreu em Dom Pedrito, no interior do Rio Grande do Sul. A gravação foi o principal assunto do município de 40 mil habitantes, mas pode ter repercussão negativa para os envolvidos.

Nas imagens, os recrutas uniformizados ouvem a introdução da música oficial em posição militar e chegam a prestar continência. Pouco depois, surge uma versão funk do Hino Nacional e os soldados iniciam uma série de coreografias, que nada lembram o tradicional respeito ao símbolo ensinado nas escolas e, principalmente, nas Forças Armadas.

Os soldados se jogam no chão, rebolam e encenam até posições obscenas. A prática contraria o Código Penal Militar, que prevê pena de detenção de um a dois anos para aqueles que pratiquem ¿diante da tropa ou em lugar sujeito à administração militar, ato que se traduza em ultraje a símbolo nacional¿.

O Exército abriu inquérito policial militar para apurar o caso. De acordo com as informações iniciais, nove soldados estão envolvidos na gravação. Nenhum foi preso e, por enquanto, eles seguem as atividades normais do quartel. O resultado da investigação será enviado ao Ministério Público Militar em 40 dias.