Título: Quarta execução em uma semana
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 30/05/2011, Brasil, p. 8

Depois de casal de ambientalistas e de sobrevivente de Corumbiara, agricultor é encontrado morto por oficiais do Ibama.

Mais uma morte no assentamento agroextrativista Praialta-Piranheira, em Nova Ipixuna (PA). Depois do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinado na terça-feira passada, o agricultor Eremilton Pereira dos Santos, de 25 anos, foi encontrado sem vida na noite de sábado. Embora Santos seja uma das pessoas que viram a moto dos responsáveis pela execução do casal, a Polícia Civil do Pará descarta qualquer ligação entre os dois crimes. Além das três mortes em Nova Ipixuna, Adelino Ramos, sobrevivente do Massacre de Corumbiara, um violento conflito agrário que deixou 12 mortes em agosto de 1995, foi executado em Vista Alegre do Abunã (RO). Ao todo, são quatro assassinatos em uma semana na Amazônia.

Tanto Adelino Ramos quanto o casal José Cláudio e Maria do Espírito Santo eram ameaçados de morte por denunciar madeireiros. No caso de Santos, a polícia não trabalha com a hipótese de vingança, mas possivelmente alguma relação com o tráfico de drogas. Na localidade do assentamento, há plantações de maconha e serviço de distribuição de entorpecentes, escoados pelo Lago Tucuruí. Os agentes desconfiam da justificativa dada por Santos, de que iria comprar peixe, ao se ausentar da comunidade na quinta-feira. Desde então, estava desaparecido. Uma equipe do Ibama encontrou o corpo.

Para tratar do assunto, foi convocada uma reunião no Palácio do Planalto amanhã com autoridades de diversas pastas. A proposta é, via decreto presidencial, fazer uma intervenção federal na tríplice divisa entre Amazonas, Acre e Rondônia. A presidente Dilma Rousseff não participará, mas pediu informações sobre o assunto ontem a auxiliares.