Título: FMI apoia controle cambial
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 28/05/2011, Economia, p. 21

Economista-chefe do Fundo defende a adoção de políticas para equilibrar fluxos de dinheiro no mundo

O economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Olivier Blanchard, defendeu ontem que os países monitorem o sistema câmbio para que haja maior equilíbrio nos fluxos de capitais e se evite distorções nos preços das moedas. ¿Para trabalhar com o sistema financeiro internacional, a melhor forma seria ter acúmulo de reservas ou controle de capital¿, disse ele em seminário no Rio de Janeiro. O economista do FMI para o Hemisfério Sul, Nicolas Eyzaguirre, foi mais comedido. Ele acha que o crescente ingresso de capitais em países emergentes ainda precisa ser melhor estudado e que não há uma fórmula consensual para lidar com a questão. ¿Isso tem que ser visto caso a caso¿, ponderou.

Com o agravamento da crise econômica nos países desenvolvidos, as economias emergentes assistiram a um ingresso mais forte de capitais em suas economias. No Brasil, o ingresso somou US$ 35 bilhões no primeiro trimestre deste ano, fluxo que desacelerou em abril, mas voltou a ganhar força em maio. Para o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Márcio Cozendey, assim que o cenário econômico no mundo desenvolvido voltar ao ¿normal¿, esses fluxos tendem a desacelerar, mas vão se manter em patamar elevado em razão do momento da economia brasileira.

Ele afirmou que a redução da percepção de risco sobre países emergentes implica em lidar com a entrada de recursos no país, o que levou às medidas macroprudenciais tomadas pelo governo brasileiro desde o fim de 2010. Segundo Cozendey, essa política tenta evitar que o fluxo de capitais tenha impacto negativo sobre a situação de sustentabilidade na área financeira e também sobre a inflação. O Brasil foi um dos casos citados pelo FMI como exemplo da necessidade de se ponderar as medidas para gerir a entrada de capitais e sobre os instrumentos que podem ser usados antes do efetivo controle de capitais.

--------------------------------------------------------------------------------