Título: Chance decisiva
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 31/05/2011, Política, p. 2

Ao que tudo indica, o governo decidiu mesmo dar uma mergulhada no ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Pelo menos, enquanto a poeira não estiver mais baixa, a ordem é deixar os assuntos políticos a cargo de Luiz Sérgio. E tudo com o consentimento da presidente Dilma Rousseff. Resta saber, entretanto, se isso vai funcionar na prática. Afinal, prestígio não se pede, nem se transfere. Conquista-se. Luiz Sérgio não demonstrou até o momento ter um pendão para conquistar os corações dos parlamentares. Ao que parece, terá a sua chance.

Se não der certo, o governo redesenhará essa área. Afinal, todos sabem que função de ministro geralmente não é para quatro anos, ainda mais na área política. Desde a criação do Ministério da Articulação Política, em 2005, que, depois virou Ministério de Relações Institucionais, ou melhor, secretaria com status de ministério ¿ seis pessoas passaram por ali em cinco anos.

O primeiro foi Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que saiu dizendo ¿é preciso mudar o modelo e não o nome da coordenação política¿. E desde os tempos de Aldo, a área não foi alterada. Pelo andar da carruagem, se a presidente Dilma não mudar o modelo e mantiver o mesmo ritmo de troca de ministro que houve no governo Lula, o prazo de Luiz Sérgio vence antes do fim do ano. A conferir. (DR)