Título: Governo tenta consenso
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 31/05/2011, Política, p. 3

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e a ministra da Pesca, Ideli Salvatti, se reuniram na noite de ontem com a bancada do PT no Senado para discutir alternativas à prorrogação do decreto que fixa em 11 de junho a data a partir da qual os produtores terão que pagar multas recebidas até 2008 por crimes ambientais. A presidente Dilma Rousseff quer usar o vencimento do decreto para negociar e convencer o Senado a suprimir a Emenda nº 164, que flexibiliza o Código Ambiental. Pretende, ainda, alterar outros 11 pontos que o governo considera ¿críticos¿.

O senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que hoje Izabella apresentará à base na Casa cinco dos 11 pontos. De acordo com o senador, a avaliação do governo é que, se o decreto for prorrogado por quatro meses, o governo continuará refém dos ruralistas. Mas, diante da iminência da ilegalidade, os representantes dos produtores tenderiam a aceitar um consenso. ¿A presidente reconheceu que o governo entrou atrasado na discussão da Câmara. Agora é preciso uma negociação entre Câmara, governo e Senado¿, disse. Se o governo não conseguir derrubar a Emenda nº 164 e pontos da redação do código, o Planalto estuda editar decreto com teor diferente do atual, em vigência. O novo poderia conter ¿janelas¿ com pontos comuns acordados durante a votação na Câmara.

Enquanto isso, para enfrentar o grupo afinado com o agronegócio, 11 senadores se reunirão para articular a frente verde da Casa.