Título: Dica é fazer contas antes
Autor: Monteiro, Fabio ; Garcia, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 29/05/2011, Economia, p. 15
Apesar das facilidades, alguns cuidados são fundamentais. Para evitar futuras dores de cabeça, é recomendado que os estudantes se certifiquem do valor total do financiamento antes de contratá-lo e façam uma pesquisa para verificar se a média salarial da carreira referente à graduação oferece condições suficientes para pagar o empréstimo no futuro.
A estudante de comunicação social Nara Silva, 25 anos, precisou da ajuda dos familiares antes de contratar o crédito universitário. ¿Solicitei o financiamento quando me encaixei em algumas exigências da época, como estar na metade do curso. A faculdade aumentou as mensalidades durante o curso e estava bem apertado para continuar¿, lembra. Apesar do crédito, ela não acha que fez bom negócio. ¿Quando contratei, achei que seria muito bom, mas agora as mensalidades têm me prejudicado um pouco, porque é muito caro. Talvez devesse ter trancado o curso e voltado quando tivesse condições¿, analisa.
Bolso apertado A Ideal Invest calcula que 69% de seus novos alunos não teriam condições de pagar as mensalidades de uma faculdade particular. No ano passado, cerca de 15 mil estudantes estavam inscritos no programa. Para 2011, a expectativa é de aumento no número de beneficiados. ¿Esperamos ter aproximadamente 20 mil alunos utilizando nosso financiamento¿, afirma o diretor executivo do grupo, Carlos Furlan.
Geralmente, a documentação requerida pelas instituições que financiam o ensino superior são declarações de escolaridade do aluno, comprovantes de residência e documentos pessoais. É preciso, também, comprovar renda que garanta o pagamento das mensalidades. (FM e LG)
CONDIÇÕES PARA O EMPRÉSTIMO Para se candidatar a receber recursos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e deve estar matriculado em qualquer instituição de ensino privado participante do programa, cuja avaliação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) seja positiva. O benefício vale para um único curso, com matrícula regular. Durante o curso, o aluno não pode trancar ou interromper os estudos. Todas as regras do Fies podem ser consultadas no site www.fnde.gov.br. O portal oferece um simulador para que o estudante verifique qual será o valor da mensalidade cobrado após o período de carência. Com isso, é possível fazer um planejamento mais próximo da realidade em relação ao mercado do curso.