Título: Regras de empréstimos
Autor: Rothenburg, Denise ; Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 01/06/2011, Política, p. 2

O Conselho Monetário Nacional (CMN), em reunião extraordinária realizada ontem à tarde, fez uma correção nas regras para empréstimos de estados e municípios no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Caixa para projetos relacionados com a Copa do Mundo de 2014. Agora, com a Resolução do Banco Central nº 3.980 publicada ontem, o limite de financiamento dos estádios está incluído nas mesmas regras dos empréstimos para a Copa que existiam para os de mobilidade urbana.

O governo havia autorizado como limites de R$ 400 milhões de endividamento para estados e municípios para as obras dos estádios, e de R$ 8 bilhões para os projetos de mobilidade urbana. A Resolução nº 3.831, de 13 de janeiro de 2010, previa apenas os projetos de mobilidade, conforme previsto pela Matriz de Responsabilidades do mundial de futebol, documento assinado na mesma data pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, com mais 12 governadores e 11 prefeitos das cidades sedes dos jogos da Copa.

¿Foi feita apenas uma correção na resolução anterior, pois os estádios ficaram de fora. Com isso, esse limite para empréstimo para as arenas fica vinculado apenas para as obras da Copa¿, explicou Mario Gouvêa, chefe da assessoria econômica do Tesouro Nacional.