Título: Lula no programa do PMDB
Autor: Iunes, Ivan ; Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 01/06/2011, Política, p. 3

Com o papel de bombeiro na crise da base aliada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma ponta de luxo no programa do PMDB que será exibido amanhã em rede nacional. Lula aparecerá por cerca de um minuto. Tentando varrer as atuais divergências para debaixo do tapete, ele agradecerá o apoio da legenda, a parceria em projetos importantes e a boa convivência com os peemedebistas.

O convite para a aparição de Lula no programa do PMDB foi feito no café da manhã da semana passada em que o ex-presidente buscou alinhar o governo Dilma e a legenda. O pedido partiu do vice-presidente, Michel Temer, e do presidente do partido, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Lula aceitou gravar a participação de São Paulo na quinta-feira passada. O piloto do programa seria visto ontem à noite pela cúpula do partido. ¿O programa falará da parceria entre o partido e a Dilma, além de ações do governo. O depoimento do Lula virá na mesma direção. Diremos que somos governo¿, resumiu Raupp.

O ex-presidente ocupará lugar de destaque negado até a ministros do PMDB. A presidente Dilma não aparecerá no programa, assim como alguns titulares da Esplanada filiados ao partido, como Garibaldi Alves, da Previdência, e Pedro Novais, do Turismo. Durante os 10 minutos do programa, o Executivo terá espaço com Temer, os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão; de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco; e da Agricultura, Wagner Rossi; além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes ¿ ele representará Sérgio Cabral, que não pode gravar sua participação. Do Legislativo, falarão Raupp, o presidente do Senado, José Sarney (AP), o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) e o líder no Senado, Renan Calheiros (AL).

O programa apresentará Sarney como responsável pelo início de vários programas sociais, a partir de sua passagem pela Presidência da República, entre 1985 e 1990. Já Lobão abordará sua participação no programa Luz para Todos, no período em que foi ministro de Minas e Energia nos governos Lula e Dilma. Eduardo Paes, por sua vez, falará dos preparativos para as Olimpíadas do Rio, em 2016. (II)