Título: JK saturado há dois anos
Autor: Kleber, Leandro ; Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 01/06/2011, Economia, p. 12

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de Brasília, é um dos mais sobrecarregados do país, operando 25% acima de sua capacidade nos últimos dois anos. O quadro foi traçado recentemente por estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo avaliação do órgão do próprio governo federal, as reformas ainda em fase de detalhamento pela estatal Infraero só ficariam prontas em 2017, um ano depois das Olimpíadas.

E mesmo que elas fossem entregues a tempo, o terminal continuaria sobrecarregado. A Infraero planeja aumentar a capacidade do JK dos atuais 10 milhões de passageiros anuais para 18 milhões, dois milhões abaixo do movimento estimado pelo Ipea para o local durante a Copa.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), garantiu que as obras no aeroporto, estimadas em R$ 750 milhões pela Infraero, ficarão prontas até 2013. Segundo informou, logo após a reunião da presidente Dilma Rousseff com os governadores e prefeitos das doze cidades-sede na tarde de ontem, os investimentos vão ampliar a capacidade do terminal para 24 milhões de passageiros por ano. Ele informa que o terminal movimentará 14 milhões de passageiros este ano. (LK e SR)