Título: Valdivino se defende
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 02/06/2011, Cidades, p. 27

O ex-secretário de Fazenda do GDF e atual deputado federal por Goiás Valdivino de Oliveira (PSDB) negou qualquer responsabilidade no desvio apurado pelo Tribunal de Contas em relação aos serviços prestados pela Linknet. Segundo o ex-gestor, ele não era secretário à época do acerto com a empresa, tendo assumido o cargo em agosto de 2008. ¿O secretário era Tacca Júnior. Quem contratou os serviços não fui eu, também não autorizei pagamento algum nem acertei preços, assim, não fui ordenador de despesas da secretaria e muito menos participei de qualquer decisão no processo. Então, que responsabilidade que poderia ser imputada a mim, subjetiva? O direito não admite responsabilidade subjetiva.¿

O principal argumento usado pelos gestores em resposta à auditoria do TCDF é o de que a falta de cobertura contratual entre a Secretaria de Fazenda e a Linknet foi motivada pela reestruturação da Codeplan, que antes de passar por mudanças em suas atividades fazia a intermediação entre a empresa e a secretaria. As mudanças na Codeplan teriam desencadeado, segundo sustentam ex-gestores, a rescisão dos contratos de bens e serviços firmados entre a companhia e o órgão governamental.

A reportagem tentou contactar os ex-secretários Luiz Tacca Júnior e Ronaldo Medina, mas não conseguiu localizá-los. (LT)