Título: Três perguntas para
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 05/06/2011, Cidades, p. 25

Carlos Higino / Secretário de Transparência

Qual a providência que o governo tomará diante do levantamento que apontou quase R$ 1 bilhão em desvios referentes a contratos assinados com o GDF? O levantamento dos valores desviados é uma etapa do processo, sobre a qual dedicamos os últimos seis meses. Agora vem a parte mais importante, que é tomar as providências para os erros não se repetirem. Para tanto, orientamos a abertura de Tomada de Contas Especial sobre os processos considerados irregulares, o que permitirá a apuração dos responsáveis e a cobrança do dinheiro desviado.

O que pode ser feito para evitar que empresas envolvidas em processos de corrupção permaneçam parceiras do GDF? Uma vez que fique comprovada a participação de empresas em esquemas de corrupção, essas firmas devem ser impedidas de celebrar novos contratos com o GDF. Isso será feito por meio da declaração de inidoneidade das pessoas jurídicas comprovadamente envolvidas nos esquemas de corrupção.

Em que fase está o levantamento dessas empresas enroladas em processos de corrupção? Temos uma comissão só para lidar com esses processos administrativos. Temos cinco casos em andamento, na fase de apresentação da defesa das firmas citadas. Após a análise dos argumentos, vamos concluir os processos e aplicar as penalidades cabíveis. Para isso, temos o aval do governador Agnelo. A punição mais severa será a declaração de inidoneidade das empresas declaradas culpadas, impedindo que voltem a estabelecer parcerias com o governo.