Título: Controle é feito há uma década
Autor: Sarapu, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 06/06/2011, Ciência, p. 16

Desde 2001, a Anvisa coleta amostras de alimentos em todo o país para avaliar os níveis de resíduos de agrotóxicos. Na última pesquisa, 20 culturas foram monitoradas para identificar se havia uso de substâncias acima do limite permitido ou a utilização de agrotóxicos de forma indevida ¿ seja a adoção de produtos proibidos no mercado ou em culturas para os quais não foram aprovados. Segundo o gerente-geral de Toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles, a exposição contínua aos agrotóxicos pode causar problemas ao sistema nervoso central e danos ao desenvolvimento do feto.

O órgão também é o responsável por regulamentar o uso dessas substâncias, determinando o intervalo das aplicações, a forma de uso e a cultura agrícola que pode receber determinado princípio ativo. Como os registros são concedidos sem prazo definido, a agência faz reavaliações toxicológicas dessas substâncias sempre que há alguma evidência científica que indique possíveis danos à saúde ¿ entre as que estão em análise, aparece o glifosato, agrotóxico mais usado no país, principalmente no cultivo da cana-de-açúcar.

"O risco não é desprezível. Por isso, adotamos medidas de precaução, como a retirada de substâncias que causam mal à saúde do mercado. Os consumidores também podem ter mais de cuidado, preferindo frutas e legumes da época, retirando folhagens externas e cascas de legumes e frutas", aconselha Meirelles.